Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

8 de janeiro: Dia do fotógrafo




Fotografia é uma coisa assim, é uma arte das mais bonitas. Não só na parte científica e como o homem aprendeu a capturar momentos em imagens que, em tese, eternizam memórias. Sim, é bonito, mas fotografar é complicado e meus amigos fotógrafos por ofício (profissionais ou não) que o digam.

E não tô falando dos amadores de internet, que só tiram milhares de fotos pra postar nas redes sociais e mostrar onde foram ou quem encontraram, tô falando daquela pessoa que já sabe o que quer mostrar na lente antes de sacar a câmera da bolsa. Sem falar nos equipamentos, como objetivas (lentes), diafragmas e flashes (tá pensando que é só lançar mão de um celular e postar no Instagran? BAZINGA!)

Fotografia é você fazer a imagem soar exatamente como você previu. É olhar uma paisagem ou uma multidão e querer dar a exata noção do que você sentiu (UIA!) naquele momento. É calcular se o efeito esperado vai ser dado num close, numa panorâmica ou em tons de cinza (e não precisa ser 50). Claro que tanto nós amadores, quanto quem vive disso pode se surpreender, não necessariamente desconbrindo fantasmas ou rinocerontes voadores em algum canto escondido da imagem, mas de uma forma feliz, um efeito da claridade que evidencia raios solares, nuvens que adotam formas bonitas ou gestos de pessoas que não pareciam ser o que foi fotografado.

E, claro, há os fotógrafos de festas, frentes de espelhos, banheiros, Facebook, shows e pratos recém preparados para o almoço ou sobremesa. A maioria inútil pra humanidade além de quem captou a foto, mas algumas são engraçadas, ou, no mínimo, merecem umas piadas bem colocadas pra divertir. Sem contar nos "profissionais" que não só tiram foto, como trabalham nos softwares pra ficarem mais bonitos, depressivos ou musculosos. Tudo uma bizarrice, mas com meu olhar de jornalista, uma bela foto serve mesmo é pra ilustrar impressões, momentos e sentimentos. Veja além da foto e você entende a alma do fotógrafo. Parabéns aos fotógrafos, por nos fazerem ver além do óbvio.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger