Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cigarras cantam até explodir?

Sabe aquelas lendas da cultura (in)útil que você aprende quando criança, do mesmo jeito que deve ter acontecido com seus pais, avós, D.Pedro I e o Superman?

Pois é, volta e meia eu dou (UIA!) uma vasculhada pela internet pra elucidar alguns desses casos que acabam por me grudar na cabeça, me levando à inquietação que busca sanar a curiosidade. Pois bem, essa é uma das mais clássicas, pelo menos onde eu cresci, porque tinha muitas árvores e os fins de tarde eram uma sinfonia de cantos de cigarra. Tinha mais daqueles sibilantes (siasiasiasia...) do que a "assobio", mas isso é detalhe.

A questà é: As cigarras cantam até explodir?

Não, bacana, aquela cigarra 'explodida' que você encontra(va) agarrada numa árvore era só um antigo esqueleto. é que as cigarras são artrópodes, e esse grupo tem por característica a troca de "pele". Quando está para crescer, o bichinho começa a se modificar para um tamanho maior e a casca externa vai endurecendo, mas como não vai mais crescer, a cigarra sai de dentro dela após um rompimento, uma fenda. Aí, ela sai crescida, deixando pra trás a casca que ficou pequena para sua evolução. O problema é chegar um apavorado, olhar aquela 'criatura' aberta e sair gritando por aí que a cigarra explodiu... E "deduzir"  que foi depois de tanto cantar é moleza. Não um animal maior, mas de cantar... Sério?!



Uma curiosidade (outra?!): As cigarras (machos) cantam para atrair parceiras (sim, elas têm esse nome, mas se reproduzem pelo tradicional ato sexual), assim, elas cantam em altas frequências para serem ouvidas onde tenha uma fêmea interessada. E parece, amigolhes, que se fossem em tamanho proporcional ao nosso, chegariam perto de nos ensurdecer tamanha a intensidade de decibéis.

Agora pare de espalhar que as cigarras explodem de tanto cantar, coió! Daqui a pouco vai ser o quê? Vai achar uma pele de cobra e falar que é a camisinha do Kid Bengala?



Nenhum comentário:

Powered By Blogger