Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Pareidolia: Você vê desenhos em nuvens?


Pareidolia é um fenômeno ligado às percepções de imagens e sons. É o que faz com que vejamos desenhos onde não há ou ouçamos palavras e frases onde não tem. Isso acontece devido aos padrões criados de modo a se tornarem o mundo natural para determinada pessoa, grupo, etc. Por exemplo, duvido que uma pessoa que passou a vida apenas em contato com músicas folclóricas na Irlanda vá “ver” o rosto de Raul Seixas num desenho psicotécnico, sacou? Depende do referencial que a gente tem, cria ou recebe como influência. O cérebro passa a buscar identificação para poder reconhecer. 

É aí que vemos figuras em nuvens, ladrilhos, manchas, rabiscos, óleo derramado, farelo espalhado, etc. Repare como o processo é simples, se aprendemos que um rosto é feito - via de regra - por dois olhos, nariz e boca, por exemplo, onde houver essa disposição, vamos entender como um rosto. E é assim também que “percebemos” letras em discos rodados ao contrário, frases em português, no nosso caso no Brasil, em músicas de outros idiomas e por aí vai. Vamos a alguns exemplos? Vamos. Já aviso logo, caso você não tenha percebido dessa forma, você vai ser influenciadx e pode acabar enxergando isso nas próximas vezes.

Visuais (repare como nosso cérebro sempre busca associar às imagens ao que já nos foi apresentado como normal):

pareidolia06

pareidolia05


Auditivos (esses aqui são deboches e eu evitei discos ao contrário pra quem tem medo - haha):





Nenhum comentário:

Powered By Blogger