Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Mc Biel é bilíngue: Fala português e várias m...


Vamos traçar uma linha do tempo da carreira desse Biel. Vamos? Vamos:

Primeiro: Surge com uma música modorrenta sem melodia e sem aquele impulso que uma música minimamente feita pra juventude precisa ter interessante, mesmo que por 2 minutos.
Segundo: Fala merda.
Terceiro: Diz que a merda foi porque é um adolescente brincalhão pra justificar a merda.
Quarto: Faz uma música repetindo a merda que falou.
Quinto: Agora é que é o interessante, o quinto é tipo um prequel (termo utilizado na cultura pop pra designar uma história contada hoje, mas que retrata um período anterior ao tempo oficial, tipo Star Wars Episódios 1, 2 e 3). Mas esse eu vou explicar no corpo do texto mesmo. Aguarde se tiver paciência.

Ainda aqui? Pois bem, Mc Biel parece ter se esforçado tanto pra ser o Justin Bieber brasileiro que parece ter conseguido. É um imbecil de mão cheia, pelo menos. Parabéns, BielzAUM! Parabéns, campeão. Antes, só uma dica, essa tal música que eu tô falando, horrível de desanimada e artificial, diz coisas como 'ó, tô chegando (...) você me fala que não, mas eu te provo que sim...'. Não sei vocês, mas na atual conjuntura, isso me soa muito como uma revelação não intencional dessa mentalidade de estuprador que defende 'não quer dizer sim', mas é impressão minha mesmo, não tenho provas pra comprovar a tese.

Ma, Saga, o que aconteceu?

Bem, meu pequeno gafanhoto, primeiro, Biel fez aquela vergonha de agredir a repórter que o entrevistava, demonstrando não ter muito respeito pelas pessoas, mas ele apareceu pedindo desculpas e com aquela idiotice de dizer que é um adolescente brincalhão (com mais de 20 anos, só se for figurante de Malhação e aqueles estudantes de segundo grau com 30 anos). Ele, ali, já começou a passar por um leve boicote, shows e participações em TV cancelados, participação na olimpíada cancelada... Tudo indicava que esse mequetrefe ia passar por um período de geladeira, até, provavelmente, ser recebido como um ex-bad boy redimido, fazendo aquele segundo maior papel adorado pelo povão: O do babaca arrependido que quer ser melhor (o primeiro tipo que o povão adora é o herói de infância sofrida que quer dar a volta por cima, só pra constar). Óun, todos adoram dar uma segunda chance e parecia que isso ia acontecer, como manda o figurino.

Mas não, o Biel campeão de cidadania conseguiu viver uma prequência mais negativamente marcante do que os episódios 1, 2 e 3 de Star Wars. Igualmente só serviram pra gerar mais críticas e comprovar que aquilo não foi um golpe de azar, mas uma tendência comportamental. Nem vou fazer muita onda não, veja aqui algumas publicações relativamente antigas (assim como o sucesso da carreira inútil dele):













Até com o bocó do Felipe Neto ele já tretou e, mais uma vez, não defendo nenhum deles, que se explodam juntos, mas ele conseguiu irritar até os irritantes. Rá! Ainda tô rindo da ironia.






Viu só? Ou desistiu devido ser uma fábrica legítima do que pior a sociedade cultivou até hoje? Se você é dos que desistiu com um embrulho no estômago, eu te entendo, mas se você ficou, vamos conversar sobre? O que te passa, quando um moleque desses fala tanta merda? Lembre-se, para responder à questão, tenha em mente que o papai do sem talento (e sem caráter) já tinha vindo a público defender a cria com aquele papo besta de ‘ele é só um meninão que perde o amigo, mas não perde a piada’. É... parece que tá perdendo muito mais com suas “piadas” e “opiniões”. Só acrescento que também não gosto da família Huck, muito menos de Danilo Gentili (estou rindo um pouco da ironia aqui agora), mas o foco é no show de preconceitos que ele vomita sem parar, como estupro, racismo, falta completa de cidadania, né? Ainda tem homofobia e a velha e clássica falsidade com os anfitriões dos programas dos quais dependia para se promover. Nem quero pensar no tanto que vai ser barrado nas maiores emissoras de comunicação convencionais da grande mídia. Vou entrar naquela seara de explicar (de novo) que gosto é uma construção social, psicológica.

Gosto é uma construção de experiências que te trazem preferências positivas ou não. Exemplo: Se você brigar com alguém, a coisa sai feia e depois você se depara com outra pessoa que te lembra essa primeira, há grandes chances de você não gostar dela, porque está com aquela referência te dizendo (olha, ela parece com aquela que te maltratou). Assim acontece com situações maiores ou mais complexas, por exemplo, você cresce ouvindo que o cabelo crespo é um defeito, ruim, intratável... Quais as chances de você NÃO desenvolver raiva dele e depois dizer que é só sua opinião? Pois é...

Então, galera, é isso, quando saiu o vídeo da repórter (demitida) do IG, houve quem dissesse que ela fomentou – ou pelo menos foi complacente – com a atitude de estuprador do playboyzinho sem talento que ousou existir no mesmo mundo por onde caminhou Mahatma Ghandi. Acontece que, por um acaso, sou jornalista de formação, músico e tenho um histórico profissional de atendimento a público extenso, então, sei muito bem o que é apelar para um sorriso amarelo pra não entrar em conflito com um interlocutor, pois o interesse é sair de lá com uma entrevista, um material qualquer que não pode ser ameaçado pelo meu posicionamento pessoal, já que o patrão tem um interesse e não é na sua dignidade (veja como a repórter foi demitida enquanto o assunto ainda tava quente, sem qualquer defesa da empresa para a moça). Enfim, teve quem justificasse o abuso do garoto-problema e essa gente, certamente não presta (defende estuprador, pra mim, é quem diz coisas como ‘bolsomito’, troco todos esses por meio Big Mac dois dias dormido).

Arrematando o lance, Mc Biel comprovou que é sim um imbecil recorrente e não um idiota que cometeu um vacilo. ELE TODO É O VACILO. Eu tenho uma canção que apresentei pela primeira vez no projeto cultural Aos Novos Compositores (do qual faço parte) e diz, conforme vídeo a segiur ‘desculpa não é pra pedir, desculpa é pra se evitar’, mas o garotão vai além do ‘errar é humano’, ele já chega, como chamam no twitter, a ‘#erraréhumanopersistirébiel’. Justo e merecido pra quem se mostrou uma fábrica de bosta pelo lado contrário do corpo. É como se ele usasse uma gravata e, puxando pra baixo, desse descarga, considerando seu cérebro (?!) e sua boca como produtores de excrementos verbo-sociais. Descanse em agonia eterna, carreira do Biel.



P.s: A Warner deve estar se comendo de dentro pra fora pra administrar essa crise de imagem do seu contratado. Bem feito também, deveria pesquisar um pouco antes de sair contratando qualquer palhaço só por que tem views na internet. Ainda não entendo o sucesso de Anitta junto ao público infanto-juvenil (isso vai virar um texto sobre mudanças no comportamento da infância, futuramente, tenho certeza, mas ainda não), mas o sucesso dela, apesar de ser mais midiático do que artístico, ainda é mais legítimo, afinal, a coisa mais comum é uma mulher se fazer de objeto pra ter apelo ao público masculino, ser “referência” do que o público feminino gostaria de ser (pra ter atenção) e, lógico, passar essa catarse para as jovens que ainda estão em fase de construção da própria auto-imagem, auto-estima.


Tá, divaguei, a questão é que Anitta ainda é só mais uma a usar o estereótipo que já foi de Gretchen, Carla Perez, S(c)heilas e tals... Como qualquer mulher-fruta há alguns anos. Agora, seguir o estereótipo do filho do coroné é demais, fazer o estereótipo do ‘bolsomito jr’ é demais. Detesto esse tipo que se acha pronto pra opinar e nem sabe formular frases direito. Mas, e daí, daqui a pouco surge outro e antes disso, vai ter gente pra me decepcionar a humanidade dizendo que ele nem está tão errado assim. Bye, bye, Biel!


ATUALIZAÇÃO (04/08/2016)

Segundo a blogueira Keila Jimenez, o referido mané está para ter o contrato rescindido com a gravadora Warner, tanto pela pressão popular quanto pela própria postura da empresa em prezar pelos direitos humanos e ainda pode fazer as malas pra tentar a sorte numa freguesia fora do país (onde as pessoas ainda não tiveram o desprazer de saber que ele existe, mas isso é comentário pessoal meu, rá!). O interessante é que ele tentou justificar como se isso fosse um passado imaturo, mas, benhê, do alto dos 15 anos de idade, já dá pra ter uma ideia do que é certo e errado, não? Eu falaei muita merda até depois disso, mas nada que me questionasse a capacidade de viver em sociedade como essa metranca de desumanidade. E olha que eu nem sou lá o tipo que se faz de referência - eu poderia citar outros muito mais capacitados - mas alguma responsabilidade em falar ao público e aos meus chegados eu tenho.

Em homenagem a esse estrupício, vou citar Carlos Drummond de Andrade:

"E agora, José?A festa acabou,a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?..."


Nenhum comentário:

Powered By Blogger