Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Homem rebate atitude racista e recebe aplausos



Sabe aquelas atitudes de rebeldia contra o racismo que de tão simples e diretas chegam a ser desconcertantes? Do tipo que a gente fica entre o êxtase e o “caraça! Queria estar lá, se não pra fazer, pelo menos pra presenciar e abraçar o irmão”.

O que aconteceu

Emmit Eclass Walker, nosso herói negro representativo do momento, estava lá na fila do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, Washington, esperando numa fila pré-embarque para a República Dominicana, onde passaria seu aniversário, quando surge uma moça branca cuspindo racismo e classismo como um cão com hidrofobia. Mas a(s) resposta(s) que ele deu... Olha, vou reproduzir, em tradução livre, o diálogo que Emmit reportou em seu Facebook, porque não teria graça apenas contar no que deu:


Ela: Com licença, acredito que você esteja no lugar errado. Você precisa nos deixar passar. Esta fila é de embarque prioritário.

Emmit: Prioridade significa Primeira classe, certo?

Ela: Sim... agora, me dê licença. Eles vão chamar vocês todos quando nós embarcarmos.

Emmit: (esfreguei meu cartão de embarque na cara dela) Pode relaxar, dona, estou no lugar certo e há mais tempo. Então, você pode embarcar depois de mim.



Ela: (insistentemente) Deve ser militar ou coisa assim, mas nós pagamos pelos nossos assentos, ainda assim, você deveria esperar.

Emmit: (também insiste) Que nada, sou muito grande pra forças armadas. Sou só um preto com dinheiro!




Todos na fila de pré-embarque começaram a aplaudir. (risos)



Percebe a audácia do racista? Ele acha infantilmente que tem que ser o privilegiado. Não conseguindo de primeira, apela pro senso comum de que o negro está em alguma condição de assistencialismo social. E, em último caso, simplesmente acha que deve ter o privilégio de qualquer forma. É dessas pessoas que acham ainda que o lugar do negro é no fundo dos ônibus estadunidenses.


Enfim, palmas, muitas palmas, para Emmit Walker e que venham mais exemplos às redes, porque reagir e responder a um racista é coisa pra se viralizar e servir de exemplo pros nossos, pra responderem com firmeza e sem nervosismo, e pra eles, pra saberem o que os espera quando abrirem o falador pra destilar racismo. Estaremos preparados. 

Enquanto isso... keep Walker!





Fontes:

https://www.bet.com/news/national/2017/12/06/this-man-s-viral-clapback-at-a-white-woman-who-tried-to-tell-him.html?linkId=45586106

https://www.facebook.com/emmit.walker?hc_ref=ARRjr-4I_07R9qQ7LHPf-tirgVt90sy-uevbOhQRi-jk4qfWoPDXe8Vt6lEKoTeeLrs&fref=nf

https://oglobo.globo.com/sociedade/americano-negro-rebate-com-estilo-mulher-que-questionou-por-estar-na-fila-da-primeira-classe-1-22162405

Nenhum comentário:

Powered By Blogger