Crônicas, divagações e contestações sobre injustiças sociais, cultura pop, atualidades e eventuais velharias cult, enfim, tudo sobre a problemática contemporânea.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Tiago Leifert: Esporte e política não se misturam? Sério?

 
Se o apresentador playboy não fosse alienado, lembraria de momentos como esses acima, antes de falar besteira.
Tiago Leifert só refletiu uma impressão que eu já tive com William Waack e todo o sistema midiático do Brasil.

Veja bem, quando Maju Coutinho, Taís Araújo e Cris Vianna sofreram ataques racistas, a globo já foi lá com a hashtag 'somostodosfulana', mas aí, a gente nota que 95% de seu quadro é de gente branca - e não negros, como descendentes de árabes, japoneses, etc.

Então, vem um William Waack da vida, que já tinha destilado veneno para outras situações de forma igualmente leviana e sem caráter, e diante de uma buzina incômoda fora do estúdio, diz que só podia ser coisa de preto. Nem viu quem foi, mas pra ele, só uma pessoa de etnia negra/afro poderia ser tão incômodo.

Tiago Leifert sendo o poeta que é. #sqn
Depois da demissão/afastamento, a primeira coisa que eu falei foi que isso só ocorreu porque se tornou público, pois as conversas de corredor mais divertidas da emissora - e das outras - deve ser o fino da bossa do machismo, racismo e homofobia. Imagina quantos não estão se borrando de medo de ter um flagra desses publicado?

Enfim, não deu muito tempo, e Tiago Leifert já deu duas tropeçadas dessas e em mídias diferentes. Numa, diz em rede nacional, na TV, para uma participante negra ativista social que o BBB não se interessa por seu lado jornalístico, que só queria vê-la. Argumento idiota, pois uma pessoa formada em qualquer faculdade, vai trazer em si sua formação, como parte de sua identidade social. Metralhadora giratória de impropérios.

Aí, Leifert, aquele branco, rico, famoso e que provavelmente deve ter tido como maior desafio na vida, zerar Super Mario Bros sem macete, escreve para uma revista que esportistas não deveriam misturar esporte e política, porque torna o esporte uma coisa chata. Isso, no país que despreza seus esportistas e só valoriza aqueles que podem se tornar garotos-propagandas de desodorante, cueca e celulares e atrair audiência quando tem alguma competição perto.

Leitor que eu abraçaria depois
de aplaudir se eu presenciasse
essa conversa.
Enfim, depois de dizer 'esse negócio de representatividade não leva a nada' para Nayara, do BBB, ele já deixou claro que ironicamente, ele mesmo representa algo: A cultura alienante da classe rica sobre a classe pobre, através dos meios de comunicação que controlam e seus programas que mostram a realidade como eles querem e não como ela é. Vai por mim, eu trabalhei na central de atendimento da globo intermediando público e emissora.

Leifert não surpreende em nada com seu "posicionamento" de não querer se chatear com problemas sociais que não o atingem. E não contente, ainda 'justifica' a demissão de um jogador de futebol americano que usou o momento do hino pra manifestar-se contra a violência policial sobre negros nos EUAses. Tipo, 'se sofrer uma injustiça, cale-se, ou você perde o emprego' e 'não me venha com raciocínio, eu não quero pensar, só gritar com a tv na hora do futebol'.

Ainda é mais sincero do que muitos aí que se fingem de revoltados com a corrupção e trabalham pra uma máquina gigante de apoio a empresários e políticos descendentes/viúvas da ditadura. Mas não se engane, não estou elogiando o apresentador. Ele só é junior onde a cambada é sênior.

Ps¹: Falando em não misturar esporte com política, já repararam que Pelé, o esportista negro mais famoso do Brasil faz questão de reforçar esse aspecto 'bom crioulo' e sempre passa de lado, ou até aconselhando a deixar o assunto pra lá com um sorriso, como fez com o goleiro Aranha, ao vê-lo ser xingado de macaco por torcedores do Grêmio? Pelé e Tiago, calados, são poetas da melhor qualidade. Vozes de suas gerações. Rá!

Ps²: Política é exercida até quando se combina em qual momento se deixa ligada ou desligada a TV. Sem política, a sociedade seria apenas um monte de gente andando por aí a esmo. E outra, há momentos em que se misturaram os dois assuntos e foram marcos históricos. Tiago, vai jogar Mario Kart, menino, e deixa quem entende do tema falar.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger